Centro de Vulcanologia presente nas comemorações do 55º aniversário dos Capelinhos
Tiveram lugar no passado dia 28 de Setembro, na ilha do Faial, as comemorações do 55º aniversário da erupção do Vulcão dos Capelinhos. Entre outras actividades, a efeméride incluiu um ciclo de conferências no Centro de Interpretação do Vulcão, organizado pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, a associação FaiAlentejo e a Junta de Freguesia do Capelo que contou com a presença dos oradores Paulo Henriques Silva, Victor Rui Dores e João Luís Gaspar.
Na ocasião, Paulo Silva apresentou um filme da sua autoria que integra preciosos testemunhos de diversas pessoas que viveram a erupção dos Capelinhos, em 1957/58. Como o próprio afirmou, trata-se de compilar informação única na primeira pessoa que ficará acessível a todos os interessados através do sítio da Internet SIARAM. Victor Dores recordou o impacte social e cultural da erupção na sociedade faialense e trouxe a público o conteúdo de algumas cartas da época trocadas entre os que decidiram emigrar e os que na ilha ficaram. João Gaspar abordou a importância das erupções registadas nos Açores no que se refere à evolução do conhecimento em Vulcanologia, sublinhando o papel que a erupção dos Capelinhos e, mais recentemente, a erupção da crista submarina da Serreta tiveram na compreensão dos processos vulcânicos submarinos.
Numa sessão participada onde os presentes colocaram diversas questões aos oradores, ficou clara a ideia de que um dia os Açores serão novamente atingidos por um qualquer sismo ou erupção vulcânica, pelo que a sensibilização, a educação, a monitorização e o planeamento de emergência são tarefas que importa manter e incrementar.