CIVISA continua a registar actividade sísmica na zona das Furnas, ilha de S. Miguel
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que desde as 00:00 horas (hora local = UTC-1) do dia 4 de Janeiro está a registar alguma actividade sísmica acima dos valores normais, numa região epicentral localizada entre 4 e 5 km a W de Furnas, ilha de S. Miguel.
Ao longo do dia de ontem foram registados cerca de 48 eventos, todos de baixa magnitude, tendo o mais forte ocorrido às 08:44 horas (hora local = UTC-1), com magnitude 2.0 ML (Richter). Este sismo teve epicentro a cerca de 4 km a W de Furnas e foi sentido com intensidade máxima II/III (Escala de Mercalli Modificada) em Furnas, concelho de Povoação, ilha S. Miguel.
Sob o ponto de vista geológico, a sismicidade desenvolve-se no flanco W do Vulcão das Furnas, mais concretamente, numa faixa de direção NNE-SSW onde o bordo da caldeira externa do Vulcão das Furnas é intersectado pelas fraturas de direção aproximada WNW-ESE do Sistema Vulcânico Fissural do Congro.
O CIVISA e o SRPCBA continuam a acompanhar o desenvolvimento da situação, actualizando a informação existente sempre que tal se justificar.