Iniciar sessão

Navegar para Cima
A aplicação Web não foi encontrada em http://civisa.azores.gov.pt/noticias. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
Não é possível visualizar esta Peça Web. Para resolver o problema, abra esta página Web num editor de HTML compatível com o Microsoft SharePoint Foundation como, por exemplo, o Microsoft SharePoint Designer. Se o problema persistir, contacte o administrador do servidor Web.

ID de Correlação:5ed41a08-6598-4b02-87b7-670830b71feb

Mundo ► Fenómenos Naturais

Monte Santa Helena (Foto: Smithsonian Institute, Global Volcanism Program)
04-11-2016 12:40
Estados Unidos da América
Cientistas encontram evidências de uma camada fria sob o Monte Santa Helena

​O Monte Santa Helena, o mais ativo vulcão que faz parte do Arco das Cascatas, no noroeste dos E.U.A, e que em 1980 foi responsável pela erupção mais violenta e mortal na história do país, está a causar agora um mistério para os cientistas.

Um estudo publicado na revista Nature Communications por investigadores americanos sugere que o seu interior é relativamente frio e que o calor proveniente do vulcão está vindo de outro local. O objetivo é descobrir porque e como isso acontece e onde o vulcão obtém o magma que expele durante as suas erupções, a mais recente em julho de 2008.

De acordo com o geólogo americano Steve Hansen, da Universidade do Novo México, nunca havia sido visto algo do género nos vulcões ativos daquela região. Para além do mistério do seu interior frio, outra particularidade que apresenta é a sua localização. Pertence ao Arco das Cacatas, uma região geologicamente ativa, em que a placa tectónica de Juan de Fuca mergulha sob o bordo ocidental da placa Norte-Americana. A série de vulcões que se encontram neste arco encontram-se alinhados paralelamente à zona de subducção, mas por algum motivo o Monte Santa Helena localiza-se a 50 km a oeste da estrutura.

De modo a tentar desvendar o que leva o Monte Santa Helena deter essas características, Hansen e a sua equipa instalaram milhares de sensores em torno da montanha para medir os movimentos do terreno. Escavaram 23 furos no vulcão e encheram-nos com explosivos com o objetivo de provocar vibrações que se assemelhassem a sismos, permitindo monitorizar e estudar a propagação das ondas sísmicas pela estrutura interna da montanha e entender o que acontece no interior do vulcão, assim como a temperatura e o tipo de material.

Os resultados obtidos evidenciam ao invés de uma câmara magmática, uma camada rochosa demasiado fria para ser a fonte de calor do vulcão. Dada a sua história eruptiva, os resultados não fazem sentido, pelo que os investigadores agora tentam descobrir qual a fonte de calor do vulcão.

Para os cientistas, a fonte de magma mais provável vem de um depósito localizado a leste do vulcão, perto dos restantes vulcões que compõem o Arco das Cascatas, onde as temperaturas ultrapassam 800°C, sem conhecer a razão pela qual o líquido viaja cerca de 50 km para ser expelido pelo Santa Helena.

Uma hipótese defendida pelos cientistas é que o material é libertado por sismos profundos na região, sendo necessário mais dados para entender melhor todo o mecanismo distinto.

Segundo Hansen, o Monte Santa Helena é bastante incomum, e está a tentar dizer-nos algo sobre o comportamento do sistema do Arco, no entanto ainda não foi concluído o quê.

O vulcão com cerca de 2 549 metros de altura, localizado no estado de Washington, exibiu uma violenta erupção a 18 de maio 1980, quando o flanco norte do vulcão colapsou após um sismo de magnitude 5, acabando por matar cerca de 57 pessoas e milhares de animais, e provocar inúmeros incêndios florestais, inundações e danos generalizados. As cincas expelidas pelo vulcão alcançaram 11 Estados.

NPS/R. J. Lillie, Parks and Plates (2005)​