IVAR participa no ITW2017 - Infrasound Technology Workshop 2017 que decorreu em Tromsø, Noruega, entre os dias 23 e 27 de outubro
Com o principal objetivo da apresentação e discussão dos avanços na pesquisa em estudos de infrassons e nas capacidades operacionais das respetivas redes globais e regionais, a Comissão Preparatória da Organização do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares (CTBTO) organiza anualmente um fórum internacional, designado por Infrasound Technology Workshop.
O evento do corrente ano (ITW2017 –
http://forum.ctbto.org/display/NDC/ITW2017 ) decorreu nos dias 23 a 27 de outubro, na cidade de Tromsø, na Noruega. O evento contou com 85 participantes de 32 países, tendo sido apresentados trabalhos científicos distribuídos por diversas sessões temáticas.
Neste encontro científico, o investigador do IVAR, Sandro Matos, apresentou um trabalho resultante da colaboração do IVAR com o Laboratorio de Geofisica Sperimental (LGS), da Universidade de Florença, no âmbito do projeto europeu ARISE2 (Programa Europeu H2020), sobre a utilização de infrassons na deteção local e remota da atividade eruptiva de maio a agosto de 2011, do Vulcão Etna, em Itália, registados numa estação local e na estação IS42, localizada na ilha Graciosa.
Foi ainda realizada uma visita à estação de infrassons IS37 em Bardufoss que, tal como a estação IS42, integra o Sistema Internacional de Monitorização (IMS) da CTBTO.
A deslocação e estadia do investigador do IVAR foram suportadas pela CTBTO.