CIVISA participa em exercício para a aviação civil baseado na ocorrência de uma erupção vulcânica nos Açores
Tem lugar amanhã, dia 2 de Março, o exercício internacional VOLCEX10/01 destinado a testar e avaliar os planos de contingência e a capacidade de resposta dos centros de controlo aéreo do Atlântico e da Europa a uma situação de erupção vulcânica, nos Açores.
O cenário que serve de base a este exercício assenta na ocorrência de uma erupção vulcânica explosiva no Vulcão Caldeira da ilha do Faial e foi desenhado em conjunto pela NAV Portugal (Centro de Controle Oceânico de Santa Maria), o Centro de Alerta de Cinzas Vulcânicas de Toulouse e o CIVISA para, em simultâneo, colocar em acção os centros de controlo aéreo do Atlântico e da Europa. O evento simulado produzirá importantes colunas eruptivas verticais de cinzas vulcânicas que, em altitude, são afectadas pelos ventos e acabam por se propagar em direcção à Europa e Norte de África colocando em risco a segurança do tráfego aéreo.
Participam neste exercício várias dezenas de entidades, de entre as quais se destacam as companhias aéreas Air France, Alitalia, SAS Linhas Aéreas Escandinavas, Tap Air Portugal, Sata Internacional e SATA Air Açores.