O portal do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores atingiu ontem meio milhão de visitas após cerca de um ano de existência.
Lançado em Julho de 2006 , o portal tem como objectivo principal a divulgação de informação relacionada a ocorrências de sismos, erupções vulcânicas, fenómenos de libertação de gases, movimentos de massa e tsunamis, com especial incidência para os eventos registados na região dos Açores. Adicionalmente, serve de veículo para difundir as actividades científicas e tecnológicas realizadas pelos investigadores do CVARG e diversa informação sobre riscos geológicos e medidas de mitigação.
Segundo Gabriela Queiroz, directora do CVARG, "tem sido notório o crescimento mensal do número de visitas ao portal, assim como tem aumentado significativamente o número de visitantes únicos por dia". Este aspecto assume particular expressão durante os períodos de maior actividade sismovulcânica, verificando-se que "em alturas de crise as pessoas não só procuram no portal informação actualizada, como utilizam as ferramentas nele disponibilizadas para colocar questões aos investigadores e relatar as suas experiências", referiu.
O interesse que o portal tem despertado junto da população, está na base de algumas alterações previstas para serem implementadas até ao final do corrente ano. De acordo com Gabriela Queiroz, está a ser preparada uma área específica sobre Geologia dos Açores, cujos conteúdos podem ter grande interesse para o cidadão em geral e para os alunos, em particular. Também a informação contida nos planos municipais de emergência vai passar a estar disponível neste sítio da Internet.
Mas segundo revelou a directora do CVARG, "a melhoria que terá maior impacte será, certamente, a que decorrerá da disponibilização de um sistema de informação geográfica, a partir do qual cada utilizador poderá ter acesso a dados sobre a actividade sismovulcânica de uma forma dinâmica e interactiva".