Investigadores do CVARG participaram em Workshop de Campo na ilha de Tenerife, Canárias
Os investigadores do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores (CVARG), Adriano Pimentel e Ulrich Kueppers, participaram recentemente num workshop de campo dedicado ao estudo de erupções explosivas, promovido pela Associação Internacional de Vulcanologia e Química do Interior da Terra (IAVCEI) e que decorreu na ilha de Tenerife (Canárias). Os trabalhos centraram-se na região Bandas del Sur (zona Sul de Tenerife) considerado um laboratório natural por excelência para o estudo deste tipo de erupções.
A reunião permitiu juntar um grupo de 20 investigadores de diversas nacionalidades e instituições e teve por objectivo discutir os mecanismos de transporte e deposição dos produtos piroclásticos de fluxo. Tais produtos vulcânicos encontram-se, regra geral, associados a episódios violentos e têm sido responsáveis por milhares de vítimas dado o seu elevado potencial destruidor.
O encontro envolveu, igualmente, sessões de trabalho onde foram apresentados e discutidos os resultados dos mais recentes estudos desenvolvidos pelo CVARG no domínio do vulcanismo explosivo. A história eruptiva da maioria dos vulcões centrais dos Açores inclui a ocorrência deste tipo de eventos e a sua compreensão é determinante para a avaliação do risco e a adopção de estratégias de mitigação.