Iniciar sessão

Navegar para Cima
A aplicação Web não foi encontrada em http://civisa.azores.gov.pt/publicacoes. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
A aplicação Web não foi encontrada em http://civisa.azores.gov.pt/publicacoes. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.

Comunicações orais ► em encontros nacionais

 

Referência Bibliográfica


GASPAR, J.L., ANDRADE, R., TAVARES, F., CARVALHO, C. (2006) - Projecto Corvo Digital. Cerimónia de apresentação pública do projecto, Corvo, Escola Mouzinho de Albuquerque, 04 de Outubro 2006 (Comunicação Oral).

Resumo


O Projecto Corvo Digital tem por objectivo generalizar o acesso à Internet de banda larga a todas as pessoas e entidades, públicas e privadas, da ilha do Corvo. Pelo seu contexto único, fruto de uma ímpar realidade geográfica, trata-se de um projecto pioneiro e globalizante, extensivo a toda uma comunidade cujo desenvolvimento está fortemente dependente das acessibilidades.

Coordenado pela Secretaria Regional da Educação e Ciência, através da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia e da Direcção Regional da Educação, o projecto insere-se no âmbito do desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento preconizado no Programa do IX Governo Regional. Pelas suas especificidades, e para além de permitir melhorar a acessibilidade às Tecnologias da Informação e da Comunicação, o projecto constitui uma importante base para a divulgação além-fronteiras do Corvo, em particular, e dos Açores, em geral, ao ser reconhecido pelos mais diversos grupos directamente ligados às Novas Tecnologias, como um exemplo a seguir noutras regiões remotas do globo. Ligar toda uma ilha ao mundo digital é algo de singular pelo que representa e potencia.

O projecto técnico foi estruturado de forma modular e a sua implementação faseada. A infra[1]estrutura em causa inclui um Sistema Central de Ilha (SCI), ao qual se ligam várias sub-redes sem fios (WiFi Hotspots), cada uma das quais desenhada para servir uma determinada zona geográfica da localidade e/ou os interesses específicos de um determinado sector da população.

A primeira fase do projecto envolve a instalação e programação do SCI e incide na informatização da Escola Básica Integrada Mouzinho de Albuquerque. Neste contexto uma sub[1]rede sem fios que permite o acesso de todos os alunos professores e pessoal técnico[1]administrativo à Internet de banda larga, beneficiando dos suportes e das facilidades tecnológicas que o Governo Regional está a desenvolver através da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia. O projecto prevê a disponibilização de um tablet-PC a cada um dos alunos, visando a criação de ambientes digitais mistos (e-learning e b-learning).

É intenção do Governo Regional estender o projecto-piloto agora em fase de implementação na Escola Básica Integrada Mouzinho de Albuquerque, às restantes escolas do arquipélago.

Observações


Anexos