Iniciar sessão

Navegar para Cima
A aplicação Web não foi encontrada em http://civisa.azores.gov.pt/ensino. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
A aplicação Web não foi encontrada em http://civisa.azores.gov.pt/ensino. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaIlha de S. Jorge, último sismo sentido: 18 de setembro às 13:06h, intensidade máxima III na freguesia de Santo AmaroCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



 2016 EGU/CoE FORM-OSE Post-graduate Training School

Participantes do curso de formação especializada FORM-OSE, durante a saída de campo ao Vulcão do Fogo (Foto: CVARG)

Enquadramento


Este curso de formação especializada subordinado ao tema "Landslides and other Geological Hazards in Active Volcanic Environments", que decorreu na Universidade dos Açores (Ponta Delgada), entre os dias 4 e 9 de julho de 2016, foi organizado pelo European Centre on Geomorphological Hazards (CERG), pelo Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), atual Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) e Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), e pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT).
 
 
O curso inseriu-se no programa de formação especializada do Conselho da Europa, FORM-OSE, cujo principal objetivo é promover a formação científica e tecnológica de excelência na Europa. O evento incidiu sobre os processos e as interações complexas entre movimentos de vertente e outros perigos geológicos em ambientes vulcânicos ativos.

 
Para o curso foram selecionados 30 estudantes de 17 nacionalidades, entre os quais o colaborador do IVAR Rui Silva, e o quadro de professores convidados foi composto por 20 cientistas/investigadores de relevo nas suas áreas de investigação/trabalho provenientes de 8 países europeus. O curso incluiu aulas teóricas e práticas, permitindo aos participantes familiarizarem-se com métodos de reconhecimento, monitorização e modelação de movimentos de vertente e de outros tipos de perigos geológicos. O evento promoveu ainda dois dias de trabalho de campo nos vulcões ativos das Furnas, Fogo e Sete Cidades. 

 
O evento teve, entre outros, o alto patrocínio e as chancelas do Conselho da Europa (CoE), da European Geosciences Union (EGU), a maior organização de Geocientistas da Europa, e da International Association on Geomorphology (IAG).

 
Os investigadores Rui Marques, Fátima Viveiros, José Pacheco, Nicolau Wallenstein, Gabriela Queiroz, João Luís Gaspar e Teresa Ferreira integraram o painel de professores convidados do curso:

 
- Aula lecionada pela investigadora Gabriela Queiroz​
Azores Archipelago an hazardous territory: setting, implications and monitoring

 
- Aulas lecionadas pelo investigador Rui Marques​
Empirical rainfall thresholds for landsliding activity: data processing, algorithm developing and validation
GIS-based earthquake susceptibility analysis: algorithm development and validation 

 
- Aula lecionada pelo investigador José Pacheco
Volcanic eruptions: types of volcanism, their implications to society and susceptibility analysis

 
- Aula lecionada pela investigadora Fátima Viveiros
Hydrothermal emissions and diffuse degassing processes on volcanic areas

 
- Field trips
Landslides and volcanism on the South Flank of Fogo and Furnas Volcanoes - Rui Marques, Fátima Viveiros, Nicolau Wallenstein e José Pacheco
Landslides and volcanism on the North Flank of Fogo and Sete Cidades Volcanoes - Rui Marques, Fátima Viveiros e Nicolau Wallenstein

 
O investigador Rui Marques integrou o Comité Científico e o Comité Organizador.
​​

Anexos