Iniciar sessão

Navegar para Cima
A aplicação Web não foi encontrada em http://civisa.azores.gov.pt/org. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
A aplicação Web não foi encontrada em http://civisa.azores.gov.pt/org. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaIlha de S. Jorge, último sismo sentido: 18 de setembro às 13:06h, intensidade máxima III na freguesia de Santo AmaroCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



 

 Caracterização

 
Error in WebPart: A aplicação Web não foi encontrada em http://civisa.azores.gov.pt/org. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.Edit Properties

Introdução

Dscn1178_web.jpg 
 
O Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), estabelecido a 11 de agosto de 2016, é uma unidade pluridisciplinar de investigação da Universidade dos Açores, constituída estatutariamente em 1997 como Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), um núcleo autónomo não personificado do Departamento de Geociências, e é parceiro da Fundação Gaspar Frutuoso (FGF), uma instituição de direito privado da Universidade dos Açores.
 
O IVAR integra o Sistema Científico e Tecnológico Nacional desde 2001, data em que foi reconhecido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e faz parte do Sistema Científico e Tecnológico Regional, criado pelo Governo dos Açores em 2005.
 
Na sua componente de investigação, o IVAR integra diversas redes e consórcios, nacionais e internacionais, e mantém estreitas relações institucionais com outros centros ligados ao estudo da Vulcanologia, designadamente, da Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grécia, Islândia, Itália e Reino Unido, entre outros.
 
No domínio da monitorização e vigilância sismovulcânica, o IVAR compreende o Observatório Vulcanológico e Sismológico dos Açores, sendo membro da World Organization of Volcano Observatories (WOVO). Neste contexto, constitui-se como a unidade operacional do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), uma associação privada sem fins lucrativos, que prossegue finalidades a título principal de natureza científica e tecnológica, criada em 2008 pela Universidade dos Açores e pelo Governo Regional.