CRISE SISMOVULCÂNICA DA TERCEIRA E ESTRUTURAS ADJACENTES
VULCÃO DE SANTA BÁRBARA – V3
O Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores (IVAR), com base nos dados obtidos pela rede de monitorização do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), informa que a crise sismovulcânica que se vem registando na ilha Terceira desde o dia 24 de junho de 2022 se mantém e continua a evoluir
A atividade sísmica registada no âmbito desta crise tem-se centrado com maior incidência dentro do perímetro do Vulcão de Santa Bárbara e tem sido caracterizada essencialmente pela ocorrência de microssismos. Até à data, o evento mais energético ocorreu no dia 14 de janeiro de 2024, pelas 07:19 horas (hora local), atingiu a magnitude de 4,5 na Escala de Richter e teve epicentro a cerca de 1 km a E da Serreta, tendo sido sentido com intensidade máxima de VI na Escala de Mercalli Modificada, no sector oeste da ilha. Na ocasião foram registadas algumas fendas em habitações com pouca resistência à ação sísmica, queda de muros de pedra solta, danos em algumas vias de comunicação e derrocadas no interior da ilha e em arribas.
A atividade sísmica no sector oeste da ilha Terceira encontra-se francamente acima dos níveis normais e tem sido acompanhada por alguns sinais de deformação crustal, factos que indiciam a ocorrência de uma intrusão magmática em profundidade e, como tal, a criação de condições para uma eventual erupção vulcânica. Até à data não foram detetadas quaiquer variações significativas ao nível dos parâmetros físico-químicos dos gases ou das águas amostrados. Neste contexto, o Gabinete de Crise mantém o nível de Alerta Científico do Vulcão de Santa Bárbara em V3 (Estado de Reativação).
Para além do exposto, há a assinalar a atividade sísmica que se tem gerado nas estruturas subaéreas e submarinas adjacentes ao Vulcão de Santa Bárbara. Neste contexto, relevam o Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira, a leste, e o segmento entre Cinco Ribeiras e Angra do Heroísmo, a sul. No mar, a atividade tem abrangido a Crista Submarina da Serreta, a oeste, assim como as estruturas vulcano-tectónicas localizadas a sul da ilha.
O fenómeno que está a afetar a ilha Terceira não se pode dissociar do incremento da atividade sismovulcânica que se tem verificado na região dos Açores e, em particular, no Grupo Central, desde o início de 2022, e o padrão de atividade observado indicia a possibilidade de continuarem a ocorrer sismos sentidos pela população, que podem, eventualmente, atingir magnitudes e intensidades superiores às registadas até à data.
Caso a situação descrita se altere, ou sejam obtidos dados que permitam novas interpretações, serão produzidas novas informações.
Última revisão: 2024.09.04
2022.07.31 - Subida do Alerta de V0 para V2
2024.06.24 - Subida do Alerta de V2 para V3