Iniciar sessão

Navegar para Cima
A aplicação Web não foi encontrada em http://civisa.azores.gov.pt/ensino. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
A aplicação Web não foi encontrada em http://civisa.azores.gov.pt/ensino. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.

 Vulcanologia

Conteúdo Programático


 
Introdução. A vulcanologia como ciência interdisciplinar. A actividade vulcânica no Sistema Solar. Distribuição geográfica e enquadramento geodinâmico do vulcanismo terrestre.
 
Mecanismos eruptivos. As propriedades dos magmas. Processo de arrefecimento natural dos magmas. Episódios de instabilidade por variação da pressão total. Fenómenos hidrovulcânicos. Realimentação de câmaras magmáticas.
 
Escoadas lávicas. Morfologia e estrutura interna das escoadas lávicas basálticas subaéreas e submarinas. Comportamento reológico das escoadas lávicas. Escoadas lávicas ácidas e mecanismos de desenvolvimento de domos.
 
Depósitos piroclásticos. A vesiculação dos magmas. Métodos de classificação dos piroclastos. Processos genéticos e mecanismos de transporte e de deposição associados a piroclastos de queda, escoadas piroclásticas e surges.
 
Tipos de actividade vulcânica. Vulcanismo efusivo e explosivo. Caracterização das fases magmáticas havaiana, estromboliana, subpliniana, pliniana e ultrapliniana. Erupções hidrovulcânicas açorianas, surtseanas, freatomagmáticas e freáticas.
 
Manifestações secundárias. Águas termais, fumarolas e fenómenos de desgaseificação difusa.
 
Formas e estruturas vulcânicas. Génese e desenvolvimento de edifícios poligenéticos e monogenéticos. Parâmetros morfométricos e estrutura interna de vulcões centrais, cones de escórias, cones de pedra pomes, cones de tufos e maars. Mecanismos de formação de crateras e caldeiras. Pseudocrateras, cones litorais, deltas lávicos e fajãs lávicas.
Faial, Erupção dos Capelinhos (1957/58)

Docente(s)


Error rendering web part: A aplicação Web não foi encontrada em http://civisa.azores.gov.pt/ensino. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.Stack trace: at Microsoft.SharePoint.SPSite..ctor(SPFarm farm, Uri requestUri, Boolean contextSite, SPUserToken userToken) at Microsoft.SharePoint.SPSite..ctor(String requestUrl) at Cybermap.Sharepoint.Extensions.GetFileFromURL(String url) at Cybermap.SharePoint.AssociationsDisplay.AssociationDisplay.AssociationDisplay.Render(HtmlTextWriter writer)
Site:/pessoal/
List:Páginas

Informação Adicional


Anexos