Iniciar sessão

Navegar para Cima
A aplicação Web não foi encontrada em http://civisa.azores.gov.pt/ensino. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
A aplicação Web não foi encontrada em http://civisa.azores.gov.pt/ensino. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.
Última hora:
  • Ilha de S. Jorge (Sistema Vulcânico Fissural de Manadas) em Alerta Científico V3, após reativação do sistema vulcânico em profundidadeIlha Terceira (Vulcão de Santa Bárbara) em Alerta Científico V2 devido aos níveis de atividade microssísmicaAtividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referênciaAtividade sísmica no Vulcão de Santa Bárbara (ilha Terceira) encontra-se acima dos valores normais de referênciaIlha de S. Jorge, último sismo sentido: 18 de setembro às 13:06h, intensidade máxima III na freguesia de Santo AmaroCIVISA apela ao preenchimento do inquérito de macrossísmica em caso de sentir um sismo



 Jornalismo de Imprensa, Rádio, TV e Ciberjornalismo

Conteúdo Programático


1. CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO JORNALÍSTICO
1.1. Traços definidores do jornalismo: a produção e a transmissão de notícias
1.1.1. A seleção das notícias. O conceito de «noticiabilidade». Os valores-notícia: critérios de fixação. O gatekeeper. Os órgãos reguladores dos mass media: origens e funções.
1.1.2. Fontes de informação. As agências noticiosas.
1.1.3. A estrutura narrativa. Título, lead e corpo da notícia. A pirâmide invertida. Os diversos estilos de jornalismo.
1.2. Media e sociedade
1.2.1. A cultura de massa: a pressão das audiências, do poder político e da publicidade. A responsabilidade social dos media. A formação da opinião pública.
1.2.2. A concentração empresarial: os grandes grupos multimédia. O caso português.
1.2.3. Os media e o poder político


2. IMPRENSA, RÁDIO, TV E CIBERJORNALISMO
2.1. Especificidades do jornalismo em cada um destes media
2.2. Evolução dos meios de comunicação social

 

Docente(s)


Error rendering web part: A aplicação Web não foi encontrada em http://civisa.azores.gov.pt/ensino. Verifique se escreveu o URL correctamente. Se o URL tiver de fornecer conteúdo existente, o administrador do sistema poderá ter de adicionar um novo mapeamento do URL do pedido à aplicação de destino.Stack trace: at Microsoft.SharePoint.SPSite..ctor(SPFarm farm, Uri requestUri, Boolean contextSite, SPUserToken userToken) at Microsoft.SharePoint.SPSite..ctor(String requestUrl) at Cybermap.Sharepoint.Extensions.GetFileFromURL(String url) at Cybermap.SharePoint.AssociationsDisplay.AssociationDisplay.AssociationDisplay.Render(HtmlTextWriter writer)
Site:/pessoal/
List:Páginas
Ana Cristina Correia Gil

Informação Adicional


 

Objetivos de Aprendizagem

  • Conhecer a evolução do jornalismo e a sua relação com a história dos media;
  • Adquirir conceitos teóricos na área jornalística, que permitam um exercício crítico e esclarecido do jornalismo;
  • Diferenciar as práticas jornalísticas da imprensa, da rádio, da televisão e do ciberjornalismo;
  • Refletir sobre o poder e a influência dos meios de comunicação social na sociedade contemporânea;
  • Reconhecer as especificidades das origens e do desenvolvimento do jornalismo português;
  • Conhecer o atual panorama da Comunicação Social em Portugal e fazer sobre ele uma reflexão crítica.

Anexos